terça-feira, 9 de dezembro de 2008

‘Registo de Viagem’ criado para proteger Viajantes Portugueses no Estrangeiro

Os cidadãos portugueses que pretendam viajar para o estrangeiro já podem registar-se previamente no Portal das Comunidades Portuguesas, de modo a serem contactados caso ocorra uma situação de crise no país onde se encontram, tal como sucedeu na Índia e na Tailândia.

O novo serviço chama-se "Registo de Viagem" e foi lançado pela Secretaria de Estado das Comunidades com o objectivo de ter uma noção de quantos portugueses estão no estrangeiro, em férias ou trabalho, para evitar situações como as que ocorreram recentemente na Índia e na Tailândia, desconhecendo-se o número de portugueses nesses locais.
De acordo com declarações do Secretário de Estado das Comunidades, António Braga, à Comunicação Social, "nestas situações o tempo é muito importante e com este sistema antecipamos o trabalho de pesquisa", porque permitirá ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), “por vontade própria das pessoas que vão viajar, conhecer em cada momento o número de pessoas que estão nos diferentes países”, podendo, com esses dados, “monitorizar as diferentes situações e, se necessário, contactar as pessoas e mobilizar recursos para intervir".
Segundo o Secretário de Estado das Comunidades, este sistema "permite também sabermos quais os meios no terreno disponíveis para, numa primeira instância, podermos activar os meios de socorro". O “Registo de Viagem” está disponível online, no Portal das Comunidades Portuguesas, e foi autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, sendo os dados tratados com confidencialidade e destruídos 15 dias após o fim da viagem.