sábado, 20 de outubro de 2007

Segurança Social Directa com Novos Serviços

A Segurança Social Directa vai passar a disponibilizar novos serviços on-line tanto para os cidadãos como para as empresas. O pedido de abono de família e a alteração dos órgãos estatutários das firmas através da Internet são algumas das novidades.
Disponível desde 2005, este canal electrónico de acesso à Segurança Social, que contava já com serviços como a consulta de remunerações registadas ao longo da carreira contributiva ou o enquadramento de novos trabalhadores admitidos nas empresas, apresenta agora um conjunto de novas funcionalidades. Os cidadãos vão poder passar a pedir on-line o abono de família, o subsídio para assistência a descendentes ou a alteração da composição do agregado familiar, para efeitos da atribuição das prestações familiares.
A Segurança Social Directa aposta também na informação ao utente, disponibilizando igualmente alertas sobre o deferimento das prestações substitutivas de rendimento nas situações de desemprego, doença e maternidade. A alteração dos membros dos órgãos estatutários das empresas e o alargamento das situações e formas de pagamento através de débito em conta são outros dos novos serviços oferecidos. Esta plataforma da Segurança Social conta com o registo de mais de 255 mil cidadãos e 508 mil empresas. Só este ano, já teve cerca 2,3 milhões de acessos, sendo que 1.130.164 foram de organizações e 1.201.609 de particulares.
O serviço mais utilizado pelos cidadãos é a alteração de morada, que foi requerida por 36 mil pessoas. Já as empresas recorreram a esta plataforma para pedir na maioria vínculos de trabalho (431.790 utilizações), cessar actividades (245.684 vezes) e solicitar declarações da situação contributiva (431.790 pedidos).IOB in PE